quinta-feira, agosto 10, 2006

Processo de Triangulação de Perspectivas na Pesquisa Qualitativa

Bruno José Torres Fernandes


Triangulação é tipicamente uma estratégia para melhorar a validez e a confiabilidade da pesquisa. Mathison (1988) elabora isso dizendo:

Triangulação tem crescido um importante problema metodológico na abordagem qualitativa para avaliar [em ordem de] controlar a polarização e estabelecer proposições válidas porque técnicas científicas tradicionais são incompatíveis com essa epistemologia alternativa.

Patton (2001) defende o uso da triangulação indicando “a triangulação como um estudo de combinação de métodos. Isso pode significar estudo de vários tipos de métodos ou dados, incluindo o uso tanto de uma abordagem quantitativa quanto qualitativa”. Contudo, a idéia de combinar métodos tem sido desafiada por Barbour (1998). Ela argumenta que enquanto a mistura de paradigmas pode ser possível, porém a mistura de métodos com um paradigma, como a pesquisa qualitativa, é problemática desde que cada método no paradigma qualitativo tem sua própria suposição em “termos de estruturas teóricas que nós trazemos para carregar em nossa pesquisa”. Apesar da triangulação ser usada num paradigma quantitativo para confirmação e generalização duma pesquisa, Barbour (1998) não negligencia a noção de triangulação numa paradigma qualitativo e ela indica a necessidade de definir triangulação da perspectiva de uma pesquisa qualitativa em cada paradigma. Por exemplo, no uso de triangulação em várias fontes de dados na pesquisa quantitativa, qualquer exceção pode levar para uma desconfirmação da hipótese onde exceções numa pesquisa qualitativa são negociadas para modificar as teorias e são frutíferas.

Nessa visão, Healy and Perry (2000) explicam sobre o julgamento da validez e confiabilidade dentro do paradigma realista que confia em percepções múltiplas sobre uma realidade única. Eles argumentam o envolvimento da triangulação de diferentes fontes de dados e suas interpretações com essas múltiplas percepções no paradigma realista.

Outro paradigma na pesquisa qualitativa é construtivismo que observa o conhecimento como uma construção social e que deve mudar dependendo das circunstâncias. Crotty (1998) define o construtivismo pelas perspectivas sociais como “uma visão que todo o conhecimento, e então toda realidade significativa como está, é contingente sobre as práticas humanas, sendo construídas dentro e fora das interações entres seres humanos e seu mundo, e desenvolvida e transmitida dentro de um contexto essencialmente social”. Em qualquer pesquisa qualitativa, o alvo é “acoplar uma pesquisa que prova por um entendimento mais profundo do que um exame superficial das características” (Johnson, 1995) e o construtivismo deve facilitar em direção a esse alvo. A noção de construtivismo, que a realidade está mudando se o observador desejar ou não (Hipps, 1993), é uma indicação das múltiplas ou possíveis diversas construções da realidade. Construtivismo avalia as múltiplas realidades que as pessoas têm nas suas mentes. Conseqüentemente, para adquirir realidades múltiplas e diversas válidas e de confiança, múltiplos métodos de pesquisa ou recolhimento de dados estão em ordem. Se isso chama para o uso da triangulação no paradigma construtivista, então o uso de investigadores, métodos e triangulação de dados para gravar a construção da realidade é apropriado. Uma perspectiva “open-ended” no construtivismo adere com a noção de triangulação de dados via permissão de participantes numa pesquisa de assistir o pesquisador na questão de pesquisa bem como com a coleção de dados. Acoplando múltiplos métodos, como a observação, entrevistas e gravações vão levar a uma construção de realidades mais válida, de confiança e diversificada. Para melhorar a análise e entendimento da construção de outros, triangulação é um passo feito pelos pesquisadores para envolver várias interpretações de dados em diferentes tempos e lugares de investigadores ou pares de pesquisadores. Numa maneira relacionada, um pesquisador qualitativo pode “usar triangulação investigativa e considerar as idéias e explanações gerada por pesquisadores adicionais estudando os pesquisadores participantes” (Johnson, 1997).

Triangulação deve incluir múltiplos métodos de coleção e análise de dados, mas não deve sugerir um método fixo para todos os pesquisadores. Os métodos escolhidos na triangulação para testar a validez e a confiabilidade de um estudo dependem do critério de pesquisa.

(Texto retirado do artigo “Understanding Reliability and Validity in Qualitative Research”., de de Nahid Golafshani)

Outro artigo, de Udo Kelle, Sociological Explanations between Micro and Macro and the Integration of Qualitative and Quantitative Methods, explica de forma clara e sucinta de que se trata a triangulação: “[...] dois significados de triangulação tem emergido nos debates: triangulação como um processo cumulativo de validação ou triangulação como um significado para produzir uma mais completa imagem do fenômeno investigado. Essa dificuldade em definir um claro significado para o termo triangulação deve ser visto como uma conseqüência direta do metafórico uso dessa palavra. Visto que o termo representa um conceito direto em seu quadro inicial de referência ele carrega uma ambigüidade sistemática quando transferida para o reino de métodos de pesquisas sociais. No campo da navegação e do exame da terra triangulação refere-se a um simples método para determinar a posição de um ponto C usando observadores em dois pontos A e B (ver figura 1). Se o observador tem informação suficiente sobre a distância entre A e B, ele deve facilmente determinar as distâncias entre B e C e entre A e C respectivamente se os ângulos a e b tanto quanto a distância AB forem corretamente medidas.

Figura 1. Triangularização.

Termos como “posição espacial de um ponto” ou “distância entre dois pontos”, claramente definidos no campo da navegação ou exame da terra, são nada mais que metáforas ambíguas no domínio da pesquisa social. Determinar a posição de um ponto por diferentes atos de medidas deve tanto significar que o mesmo fenômeno social é investigado com a ajuda de diferentes métodos ou que diferentes fenômeno social são o objetivo das investigações qualitativas e quantitativas das quais os resultados devem ser integrados para umas mais completa imagem do todo.”

4 Comments:

At 11:31 AM, Blogger Unknown said...

Bacana, gente!!! Parabéns! Super blog! Sucesso!

 
At 6:24 PM, Blogger professora Mirian said...

INTERESSANTE, E ACREDITO QUE ESSE TEXTO CONTRIBUI MUITO PARA O ENTENDIMENTO DA PESQUISA.

 
At 5:51 PM, Blogger Mia Mello said...

Li tudinho! E ajudou-me bastante uma vez que estou a estudar esta matéria na faculdade e lá não tinha entendido, por isso: OBRIGADAAAAAAAAA!!!! =)

 
At 7:32 AM, Blogger Roberto Rodrigues de Souza Jr. said...

Pretendo utilizar o método. Favorita do essa página aqui...vlw por compartilhar o conhecimento!

 

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