quinta-feira, agosto 10, 2006

Dados Verbais na pesquisa qualitativa

Rodrigo Coutinho

A linguagem utilizada pelas pessoas, tanto para falar, quanto para escrever se transforma em dados verbais de uma pesquisa qualitativa, quando essa linguagem é transposta da atividade na qual ela funciona originalmente, para a atividade na qual ela será analisada. Essa mudança de ponto de vista faz uso dos processos de entrevista, transcrição, seleção de materiais, etc, os quais representam o esforço do pesquisador em formatar os dados coletados.

Os diferentes métodos para coleta de dados verbais apresentam diferentes metas em relação a abordagens como estruturação e abertura. Dessa forma, a escolha do método, a ser usado em uma dada pesquisa, deve levar em consideração antes de tudo o objetivo dessa pesquisa. Abaixo é apresentado um resumo das principais características de alguns métodos de coleta de dados verbais.

O método de entrevista focal é um método de entrevista semi-estruturada que consiste primeiramente na apresentação de determinado foco (possivelmente uma mídia) ao entrevistado. Posteriormente, o pesquisador, sendo auxiliado por um guia de entrevista, deve analisar o impacto do material apresentado sobre o entrevistado.

Alguns dos critérios dessa entrevista, e que devem ser levados em consideração na construção do guia de entrevista, são: o não-direcionamento, que é alcançado através do uso de questões não-estruturadas, ou semi-estruturadas; a especificidade, que é a tentativa de fazer com que o entrevistado recorde de algo específico, através do uso de materiais e questões relacionadas; o espectro, o qual representa o tratamento de todos os aspectos relevantes à questão de pesquisa; e a profundidade, que se refere à obtenção, por parte do pesquisador, de comentários do entrevistado em relação ao sentimento dele sobre o material apresentado.

Esse tipo de entrevista, contudo, apresenta alguns problemas quanto ao cumprimento dos seus objetivos, que não podem ser combinados em determinadas situações e só poderão ser avaliados no decorrer da entrevista. Sendo assim, a competência do pesquisador em cada situação passa a ser um fator extremamente importante para que o sucesso na aplicação do método seja alcançado. Além disso, esse método quase nunca é utilizado em sua forma pura e a suposição quanto ao conhecimento objetivo de um dado caso é incerta.

Outro método de pesquisa interessante, e que apresenta um maior grau de abertura em relação às entrevistas semi-estruturadas é a entrevista narrativa. Essa entrevista é aplicada principalmente no contexto da pesquisa biográfica.

O fluxo desse método consiste na definição de uma situação inicial, ou ”questão gerativa”, que está relacionada ao assunto em estudo e tem por objetivo estimular o entrevistado a relatar determinado conto em sua estrutura natural. Essa fase é seguida por uma fase de investigações da narrativa, que é quando ocorre a complementação de fragmentos do conto não detalhados. Por último, chega-se a uma “fase de equilíbrio”, na qual o pesquisador realiza perguntas, com o objetivo de trazer os dados apresentados para um nível comum de entendimento.

Ao se aplicar o método de entrevista narrativa, deve haver uma certificação de que a questão narrativa proposta está claramente formulada e específica o bastante para que a narrativa esteja de acordo com o tema de pesquisa abordado. O quadro 1 apresenta as fases desta técnica.

Quadro 1: Fases da Entrevista Narrativa.

Um aspecto bastante relevante dessa técnica e que força a narrativa principal a lidar com versões mais ricas de uma dada experiência é que o entrevistado fica preso aos Zugzwangs (“caminhos forçados”). Como resultado, a narrativa produz detalhes realmente necessários à compreensão da história.

Essa técnica, porém, também apresenta alguns problemas. Por exemplo, nem todas as pessoas são capazes de realizar narrativas sobre suas vidas. Nesse conjunto encontramos as pessoas tímidas, as pouco comunicativas, as mais reservadas. Outro aspecto problemático é que se reduz o objeto de estudo a algo que pode ser narrado e se considera uma suposta analogia entre a experiência real do indivíduo entrevistado e a sua narrativa.

Por outro lado, se a finalidade da pesquisa requerer abordagens em grupo, um método também interessante é o de grupos de foco, ou focus group. Esse método tem como alvo um pequeno grupo selecionado a partir de uma população maior, o qual é perguntado em uma discussão aberta, pelas suas opiniões sobre determinados assuntos. Outras definições para grupos de foco podem ser encontradas aqui.

O resumo dos conteúdos das discussões, codificações e análises de conteúdo são alguns dos procedimentos sugeridos para a análise dos dados coletados utilizando o focus group.

Assim como os outros métodos citados acima, esse também apresenta alguns problemas. São esses problemas relativos à documentação dos dados, identificação individual de locutores e a distinção dos questionamentos dos diversos entrevistados em paralelo.

Como podemos ver a diversidade de métodos para coleta de dados verbais é grande e não existe uma maneira ideal de selecioná-los. Isso acontece, pois um aspecto importante da pesquisa qualitativa é a apropriabilidade de um dado método, e essa deve ser avaliada em relação ao assunto, a questão da pesquisa, e aos sujeitos que se pretende estudar, além dos próprios entrevistadores.