terça-feira, novembro 27, 2007

Novos Encontros.. Tecnologia Educacional


Agora nossos próximos encontros estarão relacionados a Tecnologias Educacionais.
Assim como nas demais mgs abaixo, ainda vamos enfatizar o Aprendizado Colaborativo Síncrono ou Assíncrono, o Aprendizado Informal e o uso de CSCW (Computer Supported Cooperative Work) e CSCL (Computer Supported Collaborative Learning).
Abaixo segue uma apresentação sobre os objetivos de nossos encontros.
Obs.: Imagem do resultado de um de nossos encontros =]
Quem desejar participar como colaborador/pesquisador entre em contato.

Professor responsável: Alex Sandro Gomes
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
APRESENTAÇÃO
O campo da aprendizagem colaborativa assistida por computador tem um de seus objetivos fundamentais entender os aspectos pedagógicos e tecnológicos que fazem da educação a distância mediada por tecnologias de redes de comunicação em particular, efetiva. Se pudermos entender as relações causais entre interação e aprendizado, então podemos propor e lidar com tecnologias no sentido de atingir máximo benefício cognitivo e social dos alunos.
EMENTA
Fundamentos teóricos e metodológicos subjacentes ao trabalho na área de aprendizado colaborativo; Introdução a uma ampla gama de diferentes correntes e abordagens sobre o suporte ao aprendizado colaborativo que existem na área de CSCL; Refletir sobre as tendências na área de CSCL através de uma revisão de artigos recentes assim como experimentos com tecnologias modernas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O curso é motivado por problemas práticos, mas é embasado em teorias sobre a aprendizagem colaborativa. Ele é dividido em 03 (três) partes: (1) teorias da aprendizagem, (2) avaliação do impacto de tecnologias, (3) design baseado em cenários e na análise de dados primários. A parte 1 introduz os estudantes a perspectiva teórica de CSCL e CSCW. As teorias serão usadas para informar as decisões de projeto e para suportar as análises de dados de interação. A ênfase será na interação que é mediada por tecnologia. Serão realizadas experiências que visam aplicar essas teorias a análise de interações em escolas ou ambientes de trabalho. Na parte 2 serão organizados experimentos com ambientes de aprendizagem dentro de um contexto de domínio específico. Parte do trabalho será realizada no contexto de uso real da aplicação. Na parte 3 tratamos do desenvolvimento de cenários que representam novas formas de aprendizado e trabalho com o sistema analisado, identificando requisitos e implementando melhorias pertinentes.
METODOLOGIA
O curso esta estruturado em discussões semanais em grupo assim como teremos a realização de experimentos com um projeto de plataforma de ensino no qual os grupos de alunos refinarão os requisitos do sistema colaborativo de suporte a aprendizagem e procederão com sua melhoria.