segunda-feira, junho 18, 2007

Minha experiência ao ser "apresentada mais fortemente" à Pesquisa Qualitativa

Vou falar um pouquinho do que eu estou achando sobre o trabalho com a Pesquisa Qualitativa e, aqui, vou citar alguns trechos do livro "Uma introdução a Pesquisa Qualitativa - Uwe Flick".

No início das aulas eu estava bastante resistente às idéias do livro. Talvez isso tenha acontecido devido à minha falta de experiência com a Pesquisa Qualitativa ou até porque não estava tão envolvida com os primeiros capítulos do livro.
Mas hj passei a notar a importância do uso da Pesquisa Qualitativa para a construção de projetos. À medida que foi-se avançando pelos capítulos do livro pude identificar as técnicas, nos textos, com situações em que essas poderiam ser aplicadas.
Um capítulo que gostei muito e, que ao ler, pude assimilar com coisas vividas foi o capítulo 10, que trata sobre Entrevistas e Discussões tipo Grupos de Foco. Onde pude perceber que muito do que é abordado é vivido, de forma prática, em nossos encontros da disciplina de TAI. Onde o Professor, neste caso o Mediador (em compraração com o capítulo 10) utiliza-se de algumas das técnicas descritas para discussão em grupo.

Em diversas passagens do texto pode ser notada a aplicação prática dessas técnicas, como:
* Razões para utilização de discussões em grupo (pág 126) que correspondem a meneira pela qual as opniões são geradas, expressadas, reconstruindo opniões individuais de forma mais adequada.
* As formas de grupo (pág 127), tendo o uso de grupos reais que se interessem pelo assunto da discussão em grupo independentemente da discussão.
* O papel do moderador (pág 128) sendo esse o pesquisador para moderar a discussão, responsável pelo Direcionamento formal, Direção do tópico e Direção das dinâmicas.
* O processo e os elementos das discussões em grupo (pág 129) onde fala que não há como apresentar, em um único esquema, o modo como a discussão em grupo deve avançar, pois esse é essenciamente influenciado pelas dinâmicas e pela composição do grupo.

... E percebi durante os nossos encontros que o, cada vez mais natural, entrosamento entre os participantes pode moldar as atividades a serem executadas e os resultados destas. Nesse ponto seguiu-se em nossos encontros a realização das etapas apresentadas pelo livro e descritas a seguir:
- No início, dá-se uma explicação sobre o procedimento (formal);
- Um membro se apresenta para outro rapidamente;
- A discussão real inicia-se com um "estímulo para discussão";
- Em grupos cujos mombros não se conheciam anteriormente, enfrentam-se fases de estranhamento, orientação, adaptação e familiarização em relação ao grupo.
caminhos .

Espero que minha experiência possa servir para estímulo a alguém, que ao ser apresentado para a Pesquisa Qualitativa, fica um pouco perdido como eu fiquei... Mas que ao final, é possível perceber o quanto essa já se faz presente em nossas vidas...