quarta-feira, agosto 16, 2006

Acesso a pessoas e empresas na pesquisa qualitativa

Flávio Luiz

Introdução

A pesquisa social tem sido marcada fortemente por estudos que valorizam o emprego de métodos quantitativos para descrever e explicar fenômenos. Hoje, porém, podemos identificar outra forma de abordagem que se tem afirmado como promissora possibilidade de investigação: trata-se da pesquisa qualitativa. Surgido inicialmente na antropologia e na sociologia, nos últimos 30 anos esse tipo de pesquisa ganhou espaço em áreas como a Psicologia, a educação e a administração de empresas.

A pesquisa qualitativa permitiu ter acesso a uma riqueza maior de informações sobre um tema que os dados normalmente frios da pesquisa quantitativa não conseguem explorar. Permite ter acesso a dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo. Nas pesquisas qualitativas é comum o pesquisador procurar entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir, daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados.

A pesquisa qualitativa começou a crescer devido a suas características principais: o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento fundamental; o caráter descritivo; o significado que as pessoas dão às coisas e a sua vida como preocupação do investigador; e o enfoque indutivo.

De modo diferente da pesquisa quantitativa, os métodos qualitativos consideram a comunicação do pesquisador com o campo e seus membros fazem parte da pesquisa. As subjetividades do pesquisador e daqueles que estão sendo estudados são parte do processo de pesquisa. As reflexões dos pesquisadores sobre suas ações e observações no campo, suas impressões, irritações, sentimentos tornam-se dados da pesquisa.

As empresas e a pesquisa exploratória de campo

As grandes empresas começaram a perceber a importância desse tipo de pesquisa para conseguir traçar um perfil mais completo e abrangente dos seus clientes no uso de seus produtos. Tornou-se parte indispensável poder analisar como o cliente se comporta no seu ambiente utilizando os produtos da empresa.

Esse é o tipo de pesquisa em que o pesquisador se insere no ambiente do cliente para entender seus comportamentos, desejos, vontades. Identificar como o cliente se utiliza de certo conceito ou ferramenta para assim o pesquisador e a empresa poderem adaptar seus produtos a essas novas necessidades do cliente.

As pesquisas exploratórias de campo servem bem a esse intuito, nelas o pesquisador se insere no ambiente do cliente, porém evitando ao máximo causar interferência. O pesquisador deve coletar o máximo de informações possível sobre o comportamento do cliente desde o momento em que acorda até o momento que vão dormir.

Pois pode ser no detalhe de um gesto, de uma ação não verbal que pode residir toda a diferença em um produto que dá certo e outro que não. A pesquisa exploratória de campo pode passar de uma simples anotação de informações num caderno pelo pesquisador passando pelos clientes secretos até em casos mais radicais pedir que o cliente tire fotos de tudo que tocar para entender como é o dia desse cliente.

Esse tipo de pesquisa tem vários benefícios para a empresa, esta pode ser usada para contextos de pesquisa em que o assunto não tem tanto detalhamento teórico, ou para poder testar a aceitabilidade de um produto em escala reduzida para depois expandi-la em escala nacional.

Como as pessoas podem usar a pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa não pode ser vista nem mistificada como algo difícil de ser colocado em prática, nela não é necessário ter vastos conhecimentos teóricos sobre o método para poder usar de seus benefícios.Nem tampouco precisam possuir conhecimentos estatísticos ou matemáticos para utilizar a maioria das técnicas da pesquisa qualitativa.

O pesquisador pode interagir com o alvo da pesquisa com técnicas que precisam de poucos recursos de infra-estrutura para colocar em prática como por exemplo a entrevista narrativa e ainda ser possível adquirir uma riqueza enorme de dados para a pesquisa em questão.

Conclusão

A pesquisa qualitativa veio a possibilitar a adquirir uma riqueza maior de informações que ainda não era possível somente com a pesquisa quantitativa. Com o intuito de obter informações do ponto de vista subjetivo de uma pessoa sobre um assunto, permitiu que esse tipo de pesquisa fosse amplamente usado nas ciências sociais.

As empresas fazendo parte de um mercado altamente competitivo estão cada dia precisando se diferenciar umas das outras para ganhar a preferência dos clientes pelo seu produto em relação ao da concorrência. Nesse mercado sai ganhando a empresa que entende as necessidades do cliente. As empresas então começaram a usar a pesquisa qualitativa como forma de adquirir o máximo de informações sobre seu cliente para modificar os produtos já existentes ou criar novos produtos que se adaptem as necessidades crescentes dos clientes.

Deve-se também desmistificar a possível dificuldade de se colocar em prática métodos qualitativos nas pesquisas como acontece com a pesquisa quantitativa. Existem métodos e técnicas simples e que com poucos recursos técnicos, pessoais e de infra-estrutura o pesquisador consegue coletar dados que serão de extrema importância para sua pesquisa.

1 Comments:

At 10:29 AM, Blogger Alex Sandro said...

Ola Flávio,
O teu artigo fugiu um pouco ao tema. Você falou sobre pesquisa qualitativa justificando ela. Seria para falar sobre problemas e formas de acesso ao campo e as pessoas, o que ficou pouco abordado.

Alex

 

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