quarta-feira, agosto 16, 2006

Amostragem Teórica

Gilberto Junior

Amostragem teórica é um termo criado por Barney Glaser e Anselm Strauss em 1967 no contexto da pesquisa social para descrever o processo de escolher novos campos de pesquisa ou novos casos de pesquisa para comparar com algum outro que já tenha sido estudados. Esta é uma das ferramentas da Pesquisa qualitativa.

O objetivo da amostragem teórica não é o mesmo da amostragem probabilística; o objetivo do pesquisador não é uma captação representativa de todas as possíveis variações, mas para obter um entendimento mais profundo dos casos analisados e para facilitar o desenvolvimento de “frames” analíticos e conceitos usados em sua pesquisa.

Diferentemente do que ocorre em uma amostragem estatística, onde se procura uma amostra aleatória que seja representativa da população, na amostragem teórica o critério básico para seleção de unidades de estudo é sua relevância teórica, ou seja, a sua contribuição para o desenvolvimento do assunto.

Na amostragem teórica, as decisões relativas à amostragem podem partir de qualquer um dos doisa níveis: podem ser tomadas no nível dos grupos a serem comparados ou podem concentrar-se diretamente em pessoas específicas. Em ambos os casos, a amostragem de indivíduos, grupos ou campos concretos não se baseia nos critérios e nas técnicas usuais de amostragem estatística. A representatividade de uma amostra não é garantida nem pela amostragem aleatória, nem pela estratificação. Em vez disso, indivíduos grupos, etc., são selecionados de acordo com seu nível (esperado) de novos insights para a teoria em desenvolvimentos em relação à situação da elaboração da teoria até o momento. As decisões relativas à amostragem visam àquele material que prometa os maiores insights, observados à luz do material já utilizado e do conhecimento extraído. A questão principal para a seleção de dados é: “Quais grupos ou subgrupos serão os próximos na coleta de dados? E com que finalidade teórica? (...) Há infinitas possibilidades de comparações múltiplas, por isso os grupos devem ser escolhidos de acordo com critérios teóricos” (Garfinkel, H – Pág. 47).

Um exemplo da aplicação dessa forma de amostragem é encontrado no estudo de Glaser e Strausssobre a consciência em relação à morte em hospitais. Nesse estudo, os autores fizeram observações participantes em diferentes hospitais e instituições com o intuito de desenvolver uma teoria sobre a organização social da morte em um hospital.

Uma segunda questão, tão crucial quanto a primeira, é como decidir quando interromper a integração de casos adicionais. Glauser e Strauss sugerem o critério da “saturação teórica” (de uma categoria, etc): “O critério para o julgamento de quando interromper a amostragem de diferentes grupos pertinentes a uma categoria é a saturação teórica da categoria. Saturação, significa que não está sendo encontrado nenhum dado adicional através do qual o sociólogo possa desenvolver propriedades da categoria”. A amostragem e a integração de mais material são encerradas quando a “saturação teórica” de uma categoria ou grupo de casos for atingida, ou seja, quando não houver mais o surgimento de nada novo.
Referências

· http://en.wikipedia.org/wiki/Theoretical_sampling
· http://gtm.vlsm.org/gtm-23.en.html
· Flick, Uwe – Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2ºEd. Pag. 80

2 Comments:

At 5:46 PM, Blogger Gabriela said...

Prezado Prof. Gilberto Junior,

Gostaria de saber a referência completa do seguinte trecho "Uma segunda questão, tão crucial quanto a primeira, é como decidir quando interromper a integração de casos adicionais. Glauser e Strauss sugerem o critério da 'saturação teórica' (de uma categoria, etc): 'O critério para o julgamento de quando interromper a amostragem de diferentes grupos pertinentes a uma categoria é a saturação teórica da categoria. Saturação, significa que não está sendo encontrado nenhum dado adicional através do qual o sociólogo possa desenvolver propriedades da categoria'. A amostragem e a integração de mais material são encerradas quando a 'saturação teórica' de uma categoria ou grupo de casos for atingida, ou seja, quando não houver mais o surgimento de nada novo" que consta no texto intitulado: Amostragem Teórica (QUARTA-FEIRA, AGOSTO 16, 2006. O Sr. poderia colaborar?
Agradeço a atenção e aguardo contato.

Roberto Mesquita
Prof. da Faculdade de Educação Física da PUCRS (mesqui32@terra.com.br)
P. S.: não consegui alterar a identificação "BiHzinha"!

 
At 7:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Prof. Roberto, a referência que o Senhor busca, está presente em Flick¹ (2009, p. 121).

¹FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3, ed. Porto Alegre: Artmed, 200.

 

Postar um comentário

<< Home