quarta-feira, agosto 16, 2006

A entrevista etnográfica e semi-estruturada

Everton Marques


Atualmente, na área da pesquisa qualitativa, as entrevistas semi-estruturadas, têm atraído interesse dos estudiosos e de quem trabalha com pesquisas qualitativas, e vêm sendo amplamente utilizadas. Tal interesse está vinculado à expectativa de que é mais provável que o ponto de vista dos sujeitos entrevistados sejam expressos em uma situação de entrevista com um planejamento relativamente aberto do que em um questionário por exemplo.
A escolha da entrevista semi-estruturada para formalizar o início de uma coleta de dados deve-se a, de acordo com TriviÇos (1987), ser este um dos principais recursos que o investigador pode utiliza-se como técnica de coleta de informação:
"Podemos entender por entrevista semi-estruturada, em geral, aquela que parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam à pesquisa, e que, em seguida, oferecem amplo campo de interrogativas, fruto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas do informante. Desta maneira, o informante, seguindo espontaneamente a linha de seu pensamento e de suas experiências dentro do foco principal colocado pelo investigador, começa a participar da elaboração do conteúdo da pesquisa". (publicação de artigo 1)
A entrevista semi-estruturada é caracterizada pela "...formulação da maioria das perguntas previstas com antecedência e sua localização é provisoriamente determinada."(Colognese e Mélo, 1998). Nela, o entrevistador tem uma participação ativa, apesar de observar um roteiro, ele pode fazer perguntas adicionais para esclarecer questões para melhor compreender o contexto.
(publicação de artigo 2)
A entrevista semi-estruturada difere da entrevista estruturada por não ser inteiramente aberta, e não ser conduzida por muitas questões pré-estabelecidas. Baseia-se apenas em uma ou poucas questões/guias, quase sempre abertas. Nem todas as perguntas elaboradas são utilizadas. Durante a realização da entrevista pode-se introduzir outras questões que surgem de acordo com o que acontece no processo em relação às informações que se deseja obter.
(publicação de artigo 3)
Os pontos eventualmente considerados fortes da entrevista semi-estruturada são: Otimização do tempo disponível, tratamento mais sistemático dos dados, permite selecionar temáticas para aprofundamento, permite introduzir novas questões. Como ponto fraco podemos citar: requer uma boa preparação por parte do entrevistador. (apresentação 1); Foto: (foto 1)


É possível distinguir diversos tipos de entrevistas semi-estruturadas, dos quais os principais serão citados abaixo:
Ø Entrevista Focal
Ø Entrevista semipadronizada
Ø Entrevista centralizada no problema
Ø Entrevista com especialistas
Ø Entrevista etnográfica


A entrevista etnográfica será vista de uma maneira mais ampla abaixo, pois os outros tipos de entrevistas serão explicados eventualmente em outras monografias.
Segundo Trivinos, a entrevista etnográfica é, por excelência, a entrevista semi-estruturada, por possibilitar a obtenção de mais informações, ao longo da entrevista, acerca do tema em estudo.
"É melhor pensar nas entrevistas etnográficas como uma série de conversas cordiais nas quais o pesquisador introduz novos elementos lentamente para auxilia informantes a responderem como informantes. O uso exclusivo desses novos elementos etnográficos ou a sua introdução muito rápida farão com que as entrevistas assemelhem-se a um interrogatório formal. Desaparecerá a harmonia, e os informantes podem acabar suspendendo sua cooperação.” (Spradley 1979).
De acordo com Spradley (1979), as entrevistas etnográficas envolvem os seguintes elementos que as distinguem dessas “conversas cordiais”:
· Uma solicitação específica para refrear a entrevista;
· Explicações etnográficas, nas quais o entrevistador explica o projeto ou a anotação de certos enunciados; estas são completadas por explicações na linguagem cotidiana, explicações de entrevistas e explicações para certas questões, introduzindo a maneira de perguntar explicitamente;
· Questões etnográficas, ou seja, questões descritivas (ao responde-las, deve ficar demonstrado como os informantes organizam seu conhecimento a respeito do assunto)questões estruturais e questões de contraste (elas devem fornecer informações sobre as dimensões de significado utilizadas pelos informantes para diferenciar objetos e eventos em seu mundo)
O método de entrevista etnográfica é essencialmente empregado em combinação com a pesquisa de campo e as estratégias observacionais.

EL Guindi da Ethnographer Fadwa que entrevista Hoksha, artesão mestre, no Egipto rural, durante o filme de GHURBAL, película de 16mm, 1995, no ofício de fazer peneira (foto 2).

1 Comments:

At 3:53 PM, Blogger zulmirafolio said...

Gostei muito da explicaão. Foi muito útil. Agradeço o conhecimento que me proporcionou.

 

Postar um comentário

<< Home