quarta-feira, agosto 16, 2006

O processo de formulação de hipóteses na pesquisa qualitativa

Evilásio Vilar

Introdução

Numa pesquisa qualitativa, hipóteses são previsões específicas sobre a natureza e a direção do relacionamento entre duas variáveis. Essas hipóteses são testadas e mensuradas pelos métodos propostos para a pesquisa. Elas são possíveis respostas plausíveis e provisórias ao problema da pesquisa e orientam a busca de outras informações.
Para Lakatos e Marconi (1991, p.104) a principal resposta ao problema proposto é denominada de hipótese básica e esta pode ser complementada por outras denominadas de hipóteses secundárias, que significam outras possibilidades de resposta para o problema. Esses autores também sugerem que normalmente não mais do que três hipóteses primárias devem ser propostas para um estudo de pesquisa qualitativa.
As variáveis envolvidas na pesquisa, por sua vez, são características observáveis do fenômeno a ser estudado e existem em todos os tipos de pesquisa. No entanto, enquanto nas pesquisas quantitativas elas são medidas, nas qualitativas elas são descritas ou explicadas (TRIVIÑOS, 1987).
Nas hipóteses não se busca estabelecer unicamente uma simples conexão causal (se A, então B), mas a probabilidade de haver uma relação entre as variáveis estabelecidas (A e B), relação essa que pode ser de dependência, de associação e até mesmo, de uma simples causalidade.
“É preciso não confundir hipótese com pressuposto, com evidência prévia. Hipótese é o que se pretende demonstrar e não o que já se tem demonstrado evidente, desde o ponto de partida. [...] nesses casos não há mais nada a demonstrar, e não se chegará a nenhuma conquista e o conhecimento não avança” (SEVERINO, 2000, p. 161).
Tal como o problema, a formulação de hipóteses prioriza a clareza e a distinção. Elas não são perguntas, mas sim afirmações. Tem-se como objetivo da pesquisa confirmar ou refutar essa(s) hipótese(s) levantada(s).

O processo de formulação de hipóteses

O processo de formulação de hipóteses é de natureza criativa e requer experiência na área. Geralmente, com base em análises do conhecimento disponível, o pesquisador acaba “apostando” naquilo que pode surgir como resultado de sua pesquisa. Uma vez formulado o problema, é proposta uma resposta suposta, provável e provisória (hipótese), que seria o que ele acha plausível como solução do problema. (Silva & Menezes, 2001, disponível em http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edicao.pdf)
Gil (1991) analisou a literatura referente à descoberta científica e concluiu que na formulação de hipóteses podem-se usar as seguintes fontes:
* observação;
* resultados de outras pesquisas;
* teorias;
*intuição.

Entretanto, para uma hipótese ser válida, são necessários algumas características ou critérios. Lakatos & Marconi (1991) listaram algumas dessas características. Elas estão descritas a seguir:
*consistência lógica: o enunciado das hipóteses não pode ter contradições e deve ter compatibilidade com o corpo de conhecimentos científicos;
*verificabilidade: devem ser passíveis de verificação;
*simplicidade: devem ser parcimoniosas evitando enunciados complexos;
*relevância: devem ter poder preditivo e/ou explicativo;
*apoio teórico:
devem ser baseadas em teoria para ter maior probabilidade de apresentar genuína contribuição ao conhecimento científico;
*especificidade: devem indicar as operações e previsões a que elas devem ser expostas;
plausibilidade e clareza: devem propor algo admissível e que o enunciado possibilite o seu entendimento;
*profundidade, fertilidade e originalidade: devem especificar os mecanismos aos quais obedecem para alcançar níveis mais profundos da realidade, favorecer o maior número de deduções e expressar uma solução nova para o problema.

Diferenças do processo entre a pesquisa quantitativa e a qualitativa

Métodos de pesquisa quantitativa desenvolvem objetivos de pesquisa a partir da teoria e os testam. A questão de pesquisa apresenta uma questão específica sobre o relacionamento entre as variáveis, e uma hipótese pode ser preparada para predizer o resultado. Por exemplo:

* Tópico de pesquisa: -> Atividade física e doenças cardiovasculares
* Problema de pesquisa:-> Existe uma ligação entre a falta de atividade física e a hipertensão?
*Questão de pesquisa: -> Trinta minutos de atividade moderada diária irá reduzir a hipertensão em trabalhadores?
*Hipótese:->Trinta minutos de atividade moderada diária executada pelos trabalhadores irá reduzir a pressão sanguínea média de sístole de 10mm de mercúrio.

Já em métodos qualitativos, a formulação de questões de pesquisa é um elemento central da pesquisa, já que ela esclarece suposições no framework e prioriza aspectos sobre os quais o pesquisador deseja saber. Em alguns casos, a pesquisa qualitativa pode preceder o desenvolvimento do framework conceitual e em outros casos pode seguir ele (Sarantakos, S. (1998) Social Research. pp. 119-120). Questões de pesquisa qualitativa tendem a ser abertas e descritivas e podem desenrolar-se ao longo do projeto, ao contrário de questões de pesquisa quantitativa, que devem permanecer fixas. Na pesquisa qualitativa, uma questão geral aberta pode ser seguida por um número de sub-questões. Por exemplo:

Tópico de pesquisa: * Unidade de display visual
Problema de pesquisa: * Unidades de display visual afetam a saúde dos usuários?
Questão de pesquisa: * Como aspectos psico-sociais do trabalho com displays são relacionados ao stress do trabalho e quais suas conseqüências para a saúde física e mental?
Sub-questões: * O que são “aspectos psico-sociais” do trabalho e como eles são detectados e determinados?
* O que é o “stress do trabalho” e como isso é detectado e determinado?
* O que é entendido por “saúde física e mental” e como isto é detectado e determinado?

*Exemplo retirado de Piller, N., Crotty, M., Weller, D., and Coveney, J (1999) Research in Primary Health Care: Theory and Practice. pp. 13-16 Flinders University

6 Comments:

At 2:24 AM, Blogger Dambiro said...

Muito útil. Deixou-me mais claro neste assunto.

 
At 5:42 AM, Blogger Unknown said...

Muito importante

 
At 5:44 AM, Blogger Unknown said...

Muito importante

 
At 1:15 PM, Blogger Unknown said...

Muito esclarecedor

 
At 11:02 AM, Blogger Unknown said...

Excelente! Muito esclarecedor. Obrigado.

 
At 10:19 AM, Blogger Prof.Rita Barcellos said...

Muito grata, utilizei seu material para ajudar os meus alunos!

 

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