quarta-feira, agosto 16, 2006

Geração de Variáveis na Pesquisa Qualitativa

Daniel Agra

A pesquisa qualitativa é particularmente útil como uma ferramenta para determinar o que é importante para os clientes e porque é importante. Esse tipo de pesquisa fornece um processo a partir do qual questões-chave são identificadas e perguntas são formuladas, descobrindo o que importa para os clientes e porquê.

Esse tipo de pesquisa também é usado para identificar a extensão total de respostas ou opiniões que existem em um mercado ou população. A pesquisa qualitativa ajuda a identificar questões e entender porque elas são importantes. Com esse objetivo em mente, também é importante trabalhar com uma amostra heterogênea de pessoas enquanto se conduz uma pesquisa qualitativa.

Através da Pesquisa Qualitativa, são encontradas que variáveis são relevantes para o público em questão. Uma vez realizada esta pesquisa e descobertas as variáveis de real importância, é possível realizar uma pesquisa quantitativa, na qual são apresentadas as possibilidades para o entrevistado indicar qual se aplica mais a ele. Na pesquisa qualitativa o entrevistado não tem alternativas, o entrevistador anota tudo o que é dito, portanto é uma pesquisa de difícil tabulação, uma vez que as respostas são muito variadas.

Podemos citar como exemplo a empresa Fundepec, do mercado de carne bovina. Na época da Aliança Mercadológica o FUNDEPEC começou a divulgar alguns termos como Novilho Precoce e Garantia de Origem. Entretanto, em pouco tempo de trabalho, desconfiou-se que os consumidores confundiam ou simplesmente desconheciam muitos destes termos. Assim sendo o FUNDEPEC resolveu realizar uma pesquisa qualitativa com o consumidor tendo por objetivo descobrir variáveis de qualidade relevantes para o consumidor de carne bovina e saber o que ele entende por: Qualidade Garantida, Garantia de origem, Novilho Precoce e SIF. Alguns resultados podem ser resumidos nos seguintes gráficos, como resposta para a pergunta “Defina Qualidade de Carne”:

Os dados acima foram retirados das respostas dos entrevistados e enquadrados em resposta que abrangem todas as possibilidades ou pelo menos as mais relevantes.


Referências

http://www.ethos.com.br/diferenciais/pesquisaqualitativa.htm
http://www.fundepec.org.br/pesquisa/index.asp