quarta-feira, agosto 16, 2006

A Entrevista Episódica

Francisco Araújo
Para uma melhor compreensão do que se trata entrevista episódica, comecei por encontrar a definição de “entrevista” e “episódica”. Podemos entender entrevista como: “Repórteres entrevistam suas fontes para obter destas declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas por personagens. Antes da entrevista, o repórter costuma reunir o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser abordado e sobre a pessoa que será entrevistada. Munido deste material, ele formula perguntas que levem o entrevistado a fornecer informações novas e relevantes. O repórter também deve ser perspicaz para perceber se o entrevistado mente ou manipula dados em suas respostas. O entrevistador deve conquistar a confiança do entrevistado, mas não tentar dominá-lo, nem ser por ele dominado. Caso contrário, acabará induzindo as respostas ou perdendo a objectividade.” (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrevista)
Por outro lado episódica, pode ser entendido como:” que sobrevém como episódio” Fonte: (http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx)
A leitura separada do significado de “entrevista” e posteriormente de “episódica” não reflecte o seu real significado no contexto de pesquisa qualitativa.
O ponto de partida para entrevista episódica é a suposição que as experiências que um sujeito adquire sobre um determinado domínio estejam armazenadas e sejam lembradas nas formas de conhecimento narrativo-episódico e semântico. Enquanto o conhecimento episódico possui uma organização que se aproxima mais das experiências, estando vinculado a situações de circunstâncias concretas, o conhecimento semântico baseia-se em suposições e relações abstraídas destas e generalizadas. Para o primeiro, o curso da situação em seu contexto representa a unidade principal em torno do conhecimento organizado.
No conhecimento semântico os conceitos e suas relações entre si são as unidades centrais.
  • Elementos de uma entrevista episódica
O elemento central de uma entrevista episódica é o convite periódico à apresentação de narrativas de situações. Um guia da entrevista é elaborado a fim de orientar o entrevistador para os domínios de tópicos para os quais essa narrativa é uma exigência. A fim de familiarizar o entrevistado com essa forma de entrevista, explica-se, em primeiro lugar, seu princípio básico. Um outro aspecto são as fantasias do entrevistado acerca de mudanças esperadas ou temidas (“em um futuro próximo, que avanços você espera na área da computação?). Esses incentivos narrativos são complementados por perguntas feitas em relação a definições subjectivas do entrevistado e a relações abstrativas, que formam o segundo grande complexo de questões que visam acessar componentes semânticos do conhecimento cotidiano.
  • Problemas que possam surgir na condução de uma entrevista

O problema geral das entrevistas que geram narrativas – o de que algumas pessoas têm mais dificuldade com a narração do que outras – também ocorre aqui. Porém, aqui, há uma qualificação desse problema, porque não se exige uma narrativa global única – como na entrevista narrativa – mas, em vez disso, estimulam-se diversas narrativas delimitadas. A questão relativa a como mediar o princípio do relato de determinadas situações para o entrevistado deve ser cuidadosamente controlada para evitar que situações (nas quais certas experiências tenham ocorrido) sejam mencionadas mas não contadas. Assim como em outras formas de entrevista, a precondição essencial é a de que o entrevistador tenha realmente internalizado o principio da entrevista. Portanto, um treinamento meticuloso aproveitando exemplos concretos é também, neste caso, necessário, devendo concentrar-se em como lidar com o guia da entrevista, e, sobretudo em como estimular as narrativas e – onde for necessário – como expressar investigações aprofundadoras.
Para uma melhor compreensão de questões de uma entrevista episódica, apresento alguns exemplos de questões extraídas da entrevista episódica:

  • Para você, qual é o significado da tecnologia? O que você associa à palavra “tecnologia”?
  • Quando ocorreu o seu primeiro contacto com um computador? Você poderia falar mais sobre essa situação?
  • Existem áreas em sua vida nas quais a entrada da tecnologia causa temor? Fale sobre uma situação que represente isso?
  • O que lhe dá a impressão de que um determinado tipo de tecnologia ou de equipamento está ultrapassado? Fale sobre uma situação típica.

A entrevista episódica, tal como todos os tipos de entrevista, também apresenta limitações no seu método de pesquisa. A sua aplicação limita-se análise do conhecimento cotidiano de determinados objectos e tópicos e da própria história dos próprios entrevistados com estes. Como ocorre com outras entrevistas, esta não permite o acesso nem às actividades nem às interacções, que, no entanto, podem ser reconstruídas a partir de pontos de vista dos participantes, sendo possível esclarecer as diferenças especificas de grupo em tias experiências.
Por outro lado, existe um ajuste um método das entrevistas episódicas dentro do processo de pesquisa. Os estudos que utilizam a entrevista episódica utilizam como pano de fundo a construção social da realidade durante apresentação das experiências. O método foi desenvolvido como uma abordagem para as representações sociais. Por esta razão, as questões de pesquisa, até ao momento, têm se concentrado em diferenças especificas de grupo de experiências e no conhecimento do cotidiano.
A relação entre uma compreensão linear e uma compreensão circular do processo de pesquisa subjaz à sua aplicação.

Referências:

1 Comments:

At 9:31 AM, Blogger Alex Sandro said...

Prezado Francisco,

Parabéns pela tua narrativa. A forma como você apresenta a definição da expressão entrevista narrativa é muito intreressante. Tua redação é clara e muito instrutiva. Teui artigo será de grande utilidade a nossa comunidade.

Alex

 

Postar um comentário

<< Home