quarta-feira, agosto 16, 2006

Narrativas conjuntas: comparando com grupo focal e entrevista de grupo

Hially Sa

A narrativa conjunta é mais uma técnica para coleta de dados que está na mesma família do grupo focal e da entrevista em grupo, mas que possui algumas peculiaridades. Através de estudos de famílias foi constatado que os componentes do grupo durante a dinâmica de coleta de dados relatam suas histórias, experiências e opiniões de maneira conjunta, ou seja, eles narram de forma complementar modelando sua realidade do dia a dia naquele momento. Para a aplicação desse método é necessário que todos os membros da família estejam juntos na casa durante a dinâmica. E o condutor deve evitar fazer o uso do estímulo inicial para a narrativa e também de fazer intervenções para que os próprios membros conduzam a situação.
Um tanto diferente ocorre com os métodos de entrevista em grupo e em grupo focal. O grupo focal que é uma técnica qualitativa, não-diretiva e foi inspirada em técnicas de entrevista não-direcionada e técnicas grupais usadas na psiquiatria. Os participantes não se conhecem, mas possuem características comuns. Eles são selecionados por suas possuir um determinado conhecimento ou insight sobre o assunto em estudo. O facilitador da discussão deve estabelecer e facilitar a discussão e não realizar uma entrevista em grupo. O moderador/investigador tem o papel de um agente facilitador do grupo e tem como uma das suas tarefas fundamentais, apresentar aos membros do grupo, explicações claras e objetivas sobre o trabalho a ser desenvolvido. Naturalmente, exige-se que o moderador tenha experiência na condução de trabalhos com grupos e seja capaz de promover o debate, fazendo perguntas abertas e lançando desafios aos participantes. É desejável que o moderador/investigador tenha conhecimento das características dos membros do grupo, especialmente sobre as diferenças entre os membros, detalhes sobre as relações entre eles que possam favorecer a interpretação e a análise dos dados a recolher. Normalmente para se começar a discussão é fornecido algum tipo de estímulo ou aquecimento.
Já no método de entrevista de grupo a entrevista deve ser feita com um tópico específico e o grupo normalmente é de seis a nove pessoas. Ela permite que o entrevistador participe de atividades junto com o grupo. Sentindo funcionar, mergulhar em sua dinâmica, coletar informações sobre ele ao vivo. Observar, interagir, viver o grupo. Nesta etapa, o entrevistador organiza sua intervenção seguindo uma metodologia que trabalha com os conteúdos do livre para o lógico e de dentro para fora, com uma postura de horizontalidade. As atividades propostas são criteriosamente escolhidas, no sentido de fornecer os dados mais completos sobre as dificuldades de funcionamento daquela equipe. O entrevistador deve ter equilíbrio em sua conduta e saber estimular os componentes de comportamento mais reservado.
No método de narrativa conjunta o objetivo é que a discussão seja dirigida pelos membros da família. A situação da pesquisa deve ser semelhante ao cotidiano das histórias da família. A pesquisa pode resultar materiais extensos, as interpretações são muito vultosas. O principal interesse no seu uso é o processo de construção conjunta da realidade de maneira como ela ocorre naquele momento e naquele grupo.
Na entrevista de grupo, o entrevistador media os diferentes participantes, deve impedir que indivíduos dominem a entrevista com suas opiniões. Pode-se também usar duplas de entrevistadores, um fica livre para mediar o grupo e a entrevista e o outro documenta as respostas.
No grupo focal ressalve-se a fundamental importância da participação do moderador/investigador no processo de decodificação, interpretação e análise dos dados, pois ele possui informações privilegiadas sobre expressões faciais, gestos, tom de voz e os contextos dos discursos. A dificuldade encontrada nesse método é em conseguir participantes quando estes devem obedecer a critérios muito específicos; a produção de polêmicas e oposição na discussão, além de invalidação dos achados devido à ingerência de alguns dos participantes.
A seguir uma tabela apresentando tópicos importantes de cada método: